h1

Wubi. Primeiras impressões.

May 12, 2007

Instalei o Wubi em casa. É uma máquina que ficava como segunda na rede e que eu tive que colocar como primeira, ela está rodando com o XP e eu ia colocar o Ubuntu em dualboot até que encontrei o Wubi e resolvi testar.

A instalação dele foi meio confusa, na verdade a do teclado. Não consegui entender direito se está em inglês ou em português e ao contrário da instalação normal do Ubuntu essa é feita em modo texto, e como ele se destina ao usuário iniciante ou curioso isso pode ser um entrave grave, levando a pessoa a desistir de cara. Mas como eu já instalei o Ubuntu algumas vezes eu sei o que fazer e consegui passar a diante. Passada essa parte todo o resto aconteceu automaticamente, sem problemas algum. Ele pediu para reiniciar a máquina e antes de entrar o Ubuntu ou o Windows mostra uma tela que eu achei que seria diferente, é texto somente. Deve ter uma maneira de mudar essa tela. Vou procurar na internet e qualquer coisa coloco aqui. Devia ter tirado fotos da instalação mas estou sem camera digital para fazer fotos, então…

Quando inicio a máquina agora ela entra em uma tela de abertura no estilo do GRUB mas com um estilo de fonte a lá Windows, e entra o sistema que você escolher. Entrei no Ubuntu e tudo acontece como se fosse em uma instalação normal. E aí começaram as diferenças.

A internet, ao contrário da instalação “de verdade” não começa funcionando e isso pode ser um outro empecilho para novatos e curiosos. Temos que ter em mente que por causa da grande visibilidade do Ubuntu nos últimos tempos várias pessoas começam a experimentar o Linux pelo sistema. E vacilos desses podem afastar de vez usuários que estariam plenamente satisfeitos. Mas enfim, nada que não possa ser remediado. Como eu já uso tem um tempinho e já fucei demais o sistema sei o que fazer e foi só entrar em Sistema – Administração – Rede (Configurações de Rede) para mudar uma pequena coisa mas que impossibilita a navegação. A rede vem configurada como roaming e tem que mudar para DCHP, que procura sozinha por configurações da rede. Aí a internet funciona normalmente. Eu ainda não consegui fazer a rede interna funcionar, mas isso não tem nada a ver com o sistema, é um problema meu. Não sei nada de configurações de rede e ainda não sei fazer isso. Por incrível que pareça o Windows foi para mim muito mais fácil de fazer. Aquele esquema de gerar um arquivo que configura a rede foi mais simples e eficiente do que mudar ips e coisas assim. Tenho em casa dois computadores em rede e espero resolver esse problema usando um rooter sem fio. Vamos ver.

Outra coisa que eu percebi foi uma tradução feita pela metade. Os itens do menu estão em inglês e os subitens em português. Coisa estranha mas que deve ser fácil de resolver.

Ainda não fiz grandes testes e nem usei muito ele mas as primeiras impressões foram positivas e só a iniciativa de fazer um sistema instalado direto do Windows sem necessidade do processo de partição do HD que assusta muita gente é louvável.

Outra bola dentro da Canonical*, precisa de alguns ajustes mas mesmo assim eu recomendo tentar usar. Qualquer dúvida manda uma mensagem, email, sinal de fumaça que a gente se ajuda.

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

* Esse projeto não é da Canonical, segundo me informou o amigo Samuel. Pergunta: Se vc tem um projeto independente que usa o Ubuntu não seria inteligente da sua parte mostrar ele antes a Canonical?? Sabe como é, o selinho de aprovação dos caras vale uma moral, ou não?

3 comments

  1. Amigo, só uma correção: Esse projeto não é da Canonical, é independente. Deve ser por isso que você viu os erros citados, já que a Canonical s[ó disponibiliza algo que já está mais testado e corrigido.


  2. Instalei e reconheceu a rede fácil, não deu os problemas que vc falou.
    Sobre a linguagem, vc tem que no menu sistemas, na parte da linguagem e pedir pra instalar o resto dos pacotes de pt-br, daí funciona.
    Será que esses são erros do Wubi ou da isntalação do Ubuntu? Nunca tentei instalar pela versão que ele baixa lá.


  3. Uma dúvida: eu não uso o Ubuntu, mas uma amiga minha usa e ela está com problemas para entrar na net. Ela tentou pelo comando sudo pppoenconf e não deu certo.

    Se ela for em Sistemas > Administração > Rede , ele vai se conectar?

    Detalhe: o micro dela não está em rede

    Agradeço



Leave a comment