h1

Wubi. Ubuntu no Windows sem instalação.

May 11, 2007

É isso mesmo.

Encontrei no BR-Linux nesse post , u, instalador de ubuntu que não necessita particionar hd e nem nada disso que assusta os iniciantes no Linux. É ideal para quem quer testar, usar bastante para saber se realmente vale a pena ou simplesmente tem curiosidade sobre o sistema.

Trecho retirado no blog:

Segundo o FAQ do Wubi, o sistema é instalado em um arquivo comum do Windows (mais especificamente, c:\wubi\disks\system.virtual.disk), que é visto pelo próprio Ubuntu como se fosse um HD virtual – permitindo inclusive gravação de arquivos, instalação de pacotes, etc.

Excelente essa característica não?? Eu estou nesse momente baixando o arquivo de instalação para testar em uma das máquinas que tenho em casa.

O interessante é que o pessoal da Canonical e a comunidade Ubuntu tem pensado cada vez mais nas necessidades das pessoas e criado variações e alternativas para todos os usos. Temos versões para KDE, versões educativas, versões voltadas para multimedia e muito mais. É dessa maneira que se faz. Ouvir as pessoas e atender as necessidades delas.

Tenho usado o 7.04 e estou realemte impressionado. Está cada vez mais redondo, tudo que funcionava continua funcionando ( e quem usa Windows sabe o que uma atualização pode fazer ), o que dava problema não dá mais. Estou mudando a rede em casa para uma sem fios, e nas minhas pesquisas tenho lido que com o 7.04 é muito fácil de fazer. É até difícil para mim falar das novidades, das implementações e algo assim. Mas uma coisa eu posso afirmar: se você quer um sistema maduro, rápido, fácil de usar e pronto para qualquer configuração e máquina, o Ubuntu é a sua opção. Sério, quem lê o blog desde o início sabe que eu nunca fui de escrever nada muito apaixonado sobre isso, mas a verdade deve ser dita e é uma: o Ubuntu atingiu, na minha opinião, a maturidade para qualquer desktop. Uma coisa diferente são os programas. Muitos programas Open Source são os melhores no que fazem ou quase. Usamos hoje em dia muitos deles mesmo no Windows. Posso falar do que uso. Trabalho com Web na maioria do tempo, e posso dizer que a versão nova do Aptana substitui o Dreamweaver com louvor. Não preciso mais dele. Mais no caso do design gráfico, a Suite CS3 é imbatível. Photoshop, Illustrator e InDesign não tem concorrentes e se for usar o Brigde aí a coisa fica feia. A integração dos programas uns com outros é algo incrível. Deveria servir de exemplo para a gente que apoia e uso Open Source. Pensar em substitutos a esses programas para quem trabalha com design deve começar daí. Mas do que imitar o Photoshop devemos pensar em superá-lo, mas que um similar do Illustrator devemos ter algo que o substitua mesmo no mundo Windows. Como o Firefox está prestes a conseguir.

Portanto,

Sejamos Livres.

Alex

One comment

  1. Tenho dito! Assim é que é falar… Não tivesse eu lido este teu comentário, teria certamente de uma outra forma, claro! escrito o mesmo…



Leave a Reply

