h1

Eu não entendo…

June 7, 2007

Eu realmente não entendo certas coisas no mundo dos Sistemas Operacionais. Sou usuário de Ubuntu, é fácil de perceber, certo? Mas também uso Windows, tenho outro pc em casa que roda Win XP e uso no trabalho também, enfim… Desde que comecei a usar o Ubuntu eu comecei a perceber que levava menos tempo e precisava de menos esforço para fazer qualquer coisa nele. Mas sempre ouço falar na extrema facilidade do Windows sobre o Linux. E te digo: DEPENDE.

Depende do que você me pergunta e eu respondo: Depende do que você quer fazer.
Se você é um usuário comum, do tipo que só navega, escreve uns textos e manda email, o Ubuntu é mais fácil mas pode ser mais complexo, porque ele pode não ter os programas que você está acostumado. O teu Office, o seu Outlook e por aí vai. Ele tem outros, melhores até, mas outros e não é todo mundo que está afim de usar nada diferente. Fazer o que?? Questão de escolha, mas dizer que é mais fácil precisa de algo mais ou não?? E no Ubuntu existe a facilidade máxima de você instalar o sistema e já ter todos os programas prontos para usar, sem precisar de mais instalação nenhuma. Todo mundo que usa Windows sabe como é chato ter que reinstalar o sistemas e os programas de tempos em tempos porque ele se corrompe com o tempo.

Se você como eu usa ele profissionalmente te respondo a mesma coisa: Depende. A particularidade do teu trabalho vai definir. Eu trabalho com design gráfico e design web. Para a Web o Ubuntu me supre em tudo, nada me faz falta. Para design gráfico eu ainda sou dependente da Adobe. Mas não da MS.

Mas aí é que a porca torce o rabo, se você trabalha com algo mais específico ainda como programação por exemplo, se ferra. Explico: estou estudando AJAX. E precisei configurar um servidor Apache, colocar PHP, e o phpmyadmin e MSQL para funcionar. No Linux fiz todo o processo, de instalação e configuração em 20 minutos. No Windows não consegui, depois de 2 dias desisti. E cada vez que tinha que desistalar algo e instalar outro era um martírio. Um monte de pasta que não apaga, um monte de programas que não desistalam porque tem processos que estão usando os arquivos e não dá para saber o que é. Um sofrimento.

Na verdade eu entendo quando pessoas me dizem que o Windows é mais fácil de usar. Você usa, usa, abusa e estraga. Depois de uns meses reinstala e reinicia o processo. É, realmente isso é mais fácil. Mas como esse blog é escrito para a galera que se propôs a começar no Ubuntu eu recomendo uma coisa: esquece a “facilidade” e…

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

2 comments

  1. Diga aí chará!

    Encontrei seu blog ao acaso, pois estava a procura de uma alternativa para instalar o Ubuntu dentro do windows. Conheci a ferramenta Wubi e foi através deste link no google que cheguei até aqui. Gostei muito do seu blog e já assinei o feed!

    Mas com relação a este post… Por incrível que pareça, também trabalho com programação e design e passo por esse mesmo aperto com relação ao Linux. Depender da Adobe!

    Por isso que ainda não migrei definitivamente para o Ubuntu. E além do mais, sempre tilta em algum momento quando uso o pc em dual boot.

    Valeu!


  2. Olá Alex! Como vc deve saber, uso o Ubuntu nas minhas aulas com as crianças na escola: http://escolaedificar.blogspot.com
    Mas também trabalho com design gráfico e emcasa ainda não consegui me livrar do windows…motivo simples: Tenho uma Geforce MX 4000 AGP 8x, num Semprom 2600 com 512 de ram – mas ao instalar o Ubuntu (versão atual) mesmo baixando o Automatix2 não consegui resolução além de 800×600 nem a pau! Passei uma semana só ralando, sem poder trabalhar! Meu windows só tem ele, o resto é todo Open source, nem Corel estou usando- estou ralando muito mas vou aprender. Vou ficar sócia dos vídeos sobre Gimp!
    se você tiver uma dica para solucionar o problema da resolução eu me arrisco a tentar novamente, mas primeiro vou colocar outro HD porque esssas mudanças e formatações podem danificar o meu não podem?
    PS: Tentei tanto o automatix quanto o easy ubuntu e nada! Acho que eria que mudar algum código mas não consegui.
    rsssss que mensagem ENORME!!!



Leave a Reply

