h1

Web Design no Ubuntu

May 16, 2007

Eu comecei a usar o Ubuntu como alternativa a confusão que o Windows criava na minha vida, ele resolveu grande parte dos meus problemas e me criou um outro, o meu trabalho.

Trabalho principalmente com design para web e um pouco de desenvolvimento web também e poucas vezes com design gráfico. E como quase 100% da galera que trabalha com isso sou dependente da suite de programas Adobe, que deixou claro para mim em uma resposta a um email meu, que se o número de usuários Linux aumentasse ele portariam a suite, portanto, se você como eu gosta do Photoshop, Illustrator e InDesign e queria ver ele no Linux, manda um email para eles. A dica é entrar no blog que eles tem sobre Linux e mandar de lá. Link
A situação piorou muito com a versão nova, a CS3, que está praticamente perfeita.

Eu quando trabalho fazendo um site, uso o aptana no Ubuntu na boa, a nova versão do Aptana é excelente, não trava mais do nada e está bem mais rápida. Então o Dreamweaver não me faz falta. No Ubuntu até o gedit tem funções para colorir código que para alterar algo rapidamente é perfeito. Um FTP no Firefox e está resolvida a questão.

Já para criar gráficos e coisas assim é que começa o drama. Eu tento usar o GIMP mas sinceramente a interface dele é muito difícil, passo mais tempo procurando os comandos ou itens no menu do que realmente fazendo alguma coisa. Até consigo fazer mas não na velocidade que estou acostumado. Então o Photoshop me faz falta.

Quando vou trabalhar com design gráfico, infelizmente, tenho que sair do Ubuntu e ir para o Win, porque a integração que a Suite CS3 tem torna o trabalho MUITO mais rápido e eu posso fazer logo e voltar para o Ubuntu…

A minha pergunta a galera que lê o blog é a seguinte: “Como você faz?” “Quais os programas que você usa?”

Saiu recentemente a versão Studio do Ubuntu, voltada para a criação digital, multimedia, gráfica, criativa… alguém está usando? Quer me mandar sua impressões para publicar? Fique a vontade, eu ainda não testei mas estou tentado em mudar para ela… vamos ver.

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

Atualizando….

Seguindo dica do Salvador Camino, eu baixei o demo do programa PIXEL

Achei ele muito bom. É uma compra a ser considerada, o programa está no início do seu desenvolvimento e já funciona legal. Vai entrar para lista de compras.

Advertisements

2 comments

  1. Olá Alex. Apesar de nunca ter usado o Gimpshop ouvi dizer que ele possui uma interface mais próxima do Photoshop, mas com os recursos do Gimp. O endereço é http://www.gimpshop.com . Espero que ajude.


  2. Se você for do rio de janeiro, dia 22 agora vai ter uma palestra sobre o gimp na UERJ, agora se voce é como eu que ainda prefere o photoshop vc pode rodar ele via wine no linux
    Um outro programa muito legal pra linux mas que nao eh gratis é um que chama pixel, a interface dele é muito show e as ferramentas estao muito boas



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: