h1

Rede Linux – Windows

February 15, 2007

E aí pessoal…

Esse assunto é o que mais me trouxe problemas. Por conta de fazer a rede funcionar eu já até estraguei a configuração da internet e fiquei desconectado. Tive até que reinstalar uma vez o sistema, claro que por falta de conhecimente meu e um pedaço grande de pressa em resolver logo. Mas para começar é legal falar como é minha rede não?

Eu tenho dois computadores em casa(PC), em rede e ambos com dual boot, um deles (AMD) está ligado na web (Net a cabo) em um modem usb. Tenho nesse primeiro computador o Ubuntu como primeiro sistema e o Win XP como segundo (quase não uso ele). No segundo computador ligado ao primeiro via cabo cross-over, tenho um intel com dual boot, com Kubuntu e Win XP. Consegui fazer a internet ser partilhada e a rede funcionar com os dois rodando Windows XP, é fácil. Com o primeiro no XP e o segundo no Kubuntu foi mais fácil ainda. Nem precisei fazer a configuração como fiz no Win, foi só plugar o cabo, ligar o computador e entrar no sistema. Pronto, rede e internet funcionando. Graças ao Zeroconf. Mas quando entra o Ubuntu na máquina 1, o que acontece 100% do tempo, nada acontece. Nunca consegui fazer os dois conversarem. A segunda máquina com Win XP ou Kubuntu, tanto faz. Nunca consegui partilhar a rede e nem a conexão. Eu não saco nada de rede e então me complica muito. Todos os manuais, tutoriais e coisas terminadas com ais, são muito técnicos e quando comecei a tentar entender a rede e fazer ela funcionar pude sentir o que um leigo sente quando não encontra o que precisa para fazer seu computador funcionar. É uma frustração grande. Isso é uma coisa que pega de verdade para quem é novato, alguns tutoriais para serem entendidos precisam de muito conhecimento prévio e as pessoas ficam com medo de seguir aquilo e estragar tudo, nem todo mundo é maluco como eu…

Mas enfim. Até hoje não consegui fazer o negócio funcionar 100%. Já me conformei com isso.

Mas a umas duas semanas atrás lendo umas coisas sobre Ubuntu, descobri que a versão nova do sistema vai vir “de fábrica ” com as mesmas funções e configurações do Zeroconf que o Kubuntu. Portanto acabaram meus problemas. Se ele funcionar igual, vai ser só colocar na rede e pronto. Dê uma olhada o que saiu no meio bit sobre isso.

Essa é uma das coisas mais legais do Ubuntu. A cada nova versão ele vem com muitas coisas boas e úteis novas. Essa por exemplo vai me facilitar muito a vida.

Bom é isso pessoal.

Sejamos Livres.

Alex Rodrigues

Leave a Reply

