h1

O que eu ainda não consegui fazer…

February 7, 2007

Continuando os textos que tinha combinado de escrever comigo mesmo…

Aprendi na prática que com um pouco de insistência e muita vontade não há nada que se faça no Windows que não dê para fazer no Ubuntu. É claro que tem coisas que a pessoa precisa insistir,procurar na net, perguntar e parar para pensar. Mas nada que precise ser cientista de foguetes. Por exemplo, um dia desses estava fazendo um logo para um amigo, usei o inkscape e salvei em svg. Nada demais, depois quando precisei modificar e fazer um pdf de alta qualidade surgiu o problema. Eu só sabia fazer isso no destiller da Adobe, que não existe para Linux. Procurei na net, dei algumas voltas infrutíferas mas acabei dando um jeito. Instalei uma impressora virtual de PDF e agora faço pdf muito tranquilo com alta qualidade. Achei pela internet, como tenho feito com muitas coisas. E por aí vai, desde escanear e fazer uma imagem virar texto a partilhar arquivos. Com um pouco de vontade e pesquisa tudo se resolve. Ou quase tudo. Partilhar a internet foi e continua sendo o meio calo. Todos que são mais experientes que eu dizem que é moleza, e eu até acredito, mas todas as vezes que eu tentei me ferrei. Tive até que reinstalar o sistema porque não achava onde tinha feito a besteira. E ficar sem internet não dá.

O mais estranho é que no Kubuntu com o KDE eu consegui na boa, sem stresse. Mas porque? Porque no Kubuntu ele vem com uma coisa linda chamada Zeroconfig, uma tecnologia que faz sua rede funcionar sem precisar de configuração nenhuma, daí o nome zero. E com esse rapaz aí configurado de fábrica tudo acontece como mágica, é colocar ele na rede e pronto, aí está vc na net, vendo as máquinas windows e partilhando o que quiser.

Mas aí é que está a novidade boa, na próxima versão do Ubuntu, a 7.04, ele vai vir com tudo isso também. Portanto nossos problemas acabaram. Rede, partilhamento de impressora com o SAMBA, internet partilhada e suporte a gravação e leitura em discos NTFS (outro calo), tudo isso já pronto e configurado. Para que eu não tenha que escrever de novo um post com esse título.

Abraços e Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

One comment

  1. Olá Alex! Gostei muito de conhecer seu blog e gostaria de agradecer sua ajuda. Já atualizei o sources.list, agora vou tentar usar o easyubuntu. Quando estiver tudo redondinho te aviso! Valeu mesmo!



Leave a Reply

