h1

O que é Ubuntu?

December 13, 2006

O Ubuntu é um sistema operativo Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu — traduzido como “humanidade para com os outros”.

Segundo o site da Comunidade Ubuntu em Português, Ubuntu “é uma antiga palavra Africana, cujo significado é “humanidade para todos”. Ubuntu também quer dizer “E sou o que sou devido ao que todos nós somos”. A distribuição Ubuntu Linux traz o espírito do Ubuntu ao mundo do software. O Ubuntu é um sistema operativo completo baseado em Linux, livremente disponível, com suporte tanto da comunidade quanto profissional. É desenvolvido por uma vasta comunidade e nós convidamo-lo a participar também!

Mas isso só é importante se você souber o que o sistema pode fazer por você. E ele faz o que promete. Para um usuário médio, que eu acredito ser uma pessoa que navega na Web, escreve alguns textos em editor de textos, faz uma planilha de vez em quando, ouve suas músicas e uma vez ou outra assiste um vídeo o Ubuntu se sai muito bem e já vem com quase tudo que a gente precisa. Uma das coisas mais legais é que as distribuições Linux (pelo menos as que eu testei) já vem com todos os programas que a gente precisa para sair usando. Nada disso de comprar cd disso, baixar aquilo outro. É claro que é preciso um pouco mais de conhecimento para se tocar todos os típos de mídia por exemplo. Mas isso é papo para outro post.

Por enquanto é legal dizer que o Ubuntu cumpre o que promete, um sistema elegante, simples, altamente agradável de usar.

Vou começar a escrever o meu diário pessoal de instalação e configuração do Ubuntu e espero que ele possa ajudar a alguém que está iniciando o caminho que eu tomei.

Abraços,

Seja Lívre.

Alex Rodrigues

Advertisements

2 comments

  1. Parabéns pela ótima iniciativa Alex!! Sempre que possível passarei por aqui. Tenho muito que aprender ainda e com certeza acharei muitas dicas aqui!!
    Grata


  2. Oi, Alex!! fiquei sabendo do seu blog pelo Radinho. Vou acompanhar o seu blog, já que quero aprender a usar Linux, mas não tive coragem ainda de instalar no meu micro. Muito obrigada, espero que com suas dicas, eu e outras pessoas também leigas possam entrar no mundo Linux! Valeu!!



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: